Como funciona a permuta de imóveis

Hoje vamos falar sobre algo que interessa a muita gente na hora de negociar a compra de um imóvel por forma de permuta de imóveis. No momento econômico que estamos vivendo, cada vez mais é falado em negócios alternativos e uma qualidade do povo brasileiro é a capacidade de adaptação a novas realidades, trazendo para o meio imobiliário uma excelente opção de venda e compra: A permuta!

Mas, o que é permuta de imóveis?

Quando o proprietário decide vender seu imóvel, na grande maioria das vezes, ele  pretende adquirir um próximo imóvel, principalmente se tratando de imóvel residencial.  E é aí que entra o trabalho do corretor. O corretor irá, além de tentar vender o imóvel, procurar também o próximo imóvel de desejo deste futuro comprador. Pode acontecer a partir daí uma negociação entre os proprietários, ou seja, uma permuta (ou troca).

Para que essa transação de troca tenha sucesso, é imprescindível que os imóveis sejam comercializados no “valor real de mercado”, ou seja, o valor justo, o que realmente vale cada imóvel. Neste contexto, é então importante que se peça a um corretor de confiança que tenha experiência em avaliar imóveis, para que te auxilie na hora de colocar um valor justo. Assim garante-se que nenhuma das partes tente supervalorizar o seu imóvel ou depreciar o preço do outro imóvel. Desta maneira ambas as partes farão um bom negócio.

Alguns cuidados

Quanto à documentação, é necessário que os imóveis estejam regularizados perante os órgãos competentes, bem como o nome dos proprietários estarem livres de pendências. Caso o dono do bem de menor valor não tenha como adquirir o outro bem à vista, poderá ser paga a diferença através de financiamento bancário, consórcio ou recursos obtidos do FGTS.

A permuta acontece também quando os imóveis tem valor equivalente, ocorrendo assim, uma troca igualitária. Caso não haja financiamento de nenhuma das partes, a escritura de ambos os imóveis deverá ser agendada em Cartório de Notas e acertada a diferença de valores; a mesma será devidamente registrada.

Conclusão

A permuta é uma boa alternativa e muitas vezes pode ser a maneira mais rápida de realizar um negócio. Caro cliente amigo da Damasco Imóveis, que tal tentar uma permuta? Procure-nos, consulte nosso site para tirar suas duvidas e obter mais informações, temos profissionais treinados e habilitados para atender sua real necessidade e ajudá-lo a alcançar seus sonhos e objetivos!