O que pode dar errado numa locação?

O processo de locação de imóvel, seja residencial, seja comercial, exige muita atenção, tanto por parte do proprietário do imóvel quanto do interessado em aluga-lo. O importante não é só saber se o imóvel supre as necessidades da sua família ou empresa e sim se seu perfil supre as expectativas do proprietário do imóvel e os parâmetros de aprovação da imobiliária. Fique atento à essas dicas para que nada dê errado em sua locação!

PREPARAÇÃO

Se você está morando em outro imóvel alugado, resolva todas as pendências para que possa devolvê-lo rapidamente sem problemas: Quite todas as contas de consumo, se há a necessidade de reverter alguma adequação ou de fazer algum reparo ou pintura, providencie tudo.

Para evitar transtornos só devolva efetivamente as chaves do imóvel anterior, uma vez tendo as chaves do novo imóvel já em mãos. Em seguida, faça as contas e coloque na ponta do lápis o valor máximo que pode pagar de aluguel. Neste momento você deve determinar o tipo de garantia que irá oferecer ao proprietário do imóvel. Veja aqui mais detalhes sobre garantias locatícias. 

ATENÇÃO: A fase de coleta de documentos deve começar já antes das visitações.

Lembre-se: Os melhores imóveis alugam mais rápido e ganha o primeiro cliente que tiver seus documentos já prontos para análise! Então não perca tempo e já coloque na sua pasta os documentos básicos: RG, CPF, comprovante de residência, certidão de casamento e comprovação de renda. Veja aqui mais detalhes sobre a lista de documentos necessários para locação. É muito importante o cliente ter ciência que seu nome será consultado junto ao SPC/SERASA e que no documento deverá constar bom histórico comportamental, ou seja, não poderá constar apontamentos.

Tenha em mente que sua jornada não terá sido produtiva se os documentos não estiverem em ordem. Imagine rodar a cidade toda, visitar exaustivamente vários imóveis e ao final de tudo ter sua ficha negada! Mas isso não vai acontecer com você, pois se chegou até este ponto da leitura é porque está interessado em fazer uma locação com tranquilidade e vai seguir nossas dicas!

Mas afinal, o que ainda pode dar errado?

APONTAMENTOS:

Verifique se você tem apontamentos no SERASA/SPC. Caso haja, procure as empresas que negativaram seu nome e faça um acordo para pagar a dívida. Se por ventura a pendência for de protesto de cartório geralmente o devedor consegue quitar a dívida no balcão do próprio cartório, mediante o pagamento de encargos cartórios, juros e multas. Outro apontamento comum é cheque devolvido. Neste caso, entre em contato com seu banco e veja a melhor forma de sanar a pendência.

RENDA

Um dos principais parâmetros para aprovação de cadastro é ter uma renda líquida mínima, tendo como base sempre o valor do aluguel e seus acessórios. O raciocínio é bem fácil de entender, tomando por exemplo um cliente que tem renda líquida de R$: 1.200,00 mensais, não suportaria pagar um aluguel total de R$: 1.000,00 acrescidos de acessórios, já que entre outros gastos pessoais deve arcar com alimentação, contas de luz, gás, transporte e etc. Uma das opções para quem não atende este parâmetro de aprovação é a composição da renda com a esposa(o) entre outros.

MÁS RECOMENDAÇÕES

Caso a imobiliária ou proprietário do imóvel anteriormente locado, ao serem questionados derem referências ruins, definitivamente irão prejudicar o interessado em alugar. As reclamações mais comuns além da impontualidade no pagamento de aluguel, são os inquilinos barulhentos ou que tinham por costume brigar com seus antigos vizinhos.

O PROPRIETÁRIO PODER DESISTIR DE LOCAR

Mesmo depois de todo o esforço do interessado em alugar, o proprietário pode vir a desistir da locação antes de assinar o contrato. Uma das situações mais comuns é o de doença na família ou do próprio proprietário. Outra situação que não é rara, ocorre quando o proprietário pretende inserir um parente no imóvel ou quando não se sente seguro com o tipo de garantia oferecida e prefere aguardar outros interessados.

NÃO DESISTA, PERSISTA SEMPRE!

Tudo por “dar errado” numa locação, infelizmente as vezes isso acontece, mas uma coisa é certa: É nas horas mais difíceis que você pode contar com nosso apoio! Todos os profissionais envolvidos em te atender, desde a recepção, passando pelo Corretor e chegando no depto jurídico,tem uma só missão: Proporcionar o melhor negócio para os nossos clientes. Nisso você pode confiar. Fale hoje mesmo com seu Corretor.