Decoração Home Office Reforma

Iluminação em casa

Escrito por Victor Rogato

Alguns detalhes podem fazer toda a diferença na decoração e um detalhe que muitas vezes é negligenciado é a iluminação. Ela tem uma grande influencia no ambiente, ela traz a cor dos materiais a tona e pode trazer sensações diferentes dependendo das suas variações.

Quando pensamos em um ambiente, temos que pensar também em que tipo de iluminação queremos, e isso tem a ver com o que você quer destacar do ambiente e também com o propósito dele.

Quando falamos de ambientes que serão usados para tarefas que requerem uma maior atenção o indicado a ser usado são lâmpadas brancas que trarão uma maior visibilidade no ambiente. Esse ambientes, como escadas, cozinha, banheiro ou pequenos spots de luz em quartos na área da cabeceira são lugares onde as pessoas fazem tarefas do dia a dia e que necessitam boa visibilidade, afinal, todos sabemos como não é nada confortável ler um livro com pouca luz por exemplo. Sem falarmos que o uso da luz branca torna as cores mais intensas e mais vivas, e sim eles usam esse tipo de luz para deixar as roupas das lojas mais atraentes.

Já em ambientes onde o intuito e ter uma maior privacidade, um maior conforto, normalmente optam-se mais por luzes amareladas com baixa voltagem, servindo apenas como meia luz ou que cheguem a iluminar o ambiente mas trazendo uma sensação de aconchego e conforto.

Muitas vezes essas luzes são meramente decorativas, possuindo o filamento formando padrões agradáveis à vista. Estas lâmpadas, porém, tem baixa voltagem e não oferecem grande luminosidade.


A iluminação em um ambiente não é 100% do tempo estritamente funcional ela pode e deve ser usada como meio de decoração trazendo um ar completamente diferente. Inspire-se nestas lindas imagens que ilustram este artigo e planeje sua iluminação, o resultado certamente irá surpreender muita gente.

Sobre o autor

Victor Rogato

Comente