A conquista do primeiro imóvel

Quando se tem um sonho, os compradores iniciantes devem desde o início ter em mente a importância de estabelecer um planejamento e traçar metas para torna-lo realidade. As metas bem traçadas, nos dão a força de arregaçar as mangas e parar de “correr atrás do prejuízo” para alcançar o “lucro” e concretizar o objetivo do primeiro imóvel. Por isso, preste bastante atenção à essas dicas:

Para evitar estresses durante todo o processo de compra é necessário antes de qualquer coisa, escolher um profissional, corretor de imóveis de extrema confiança, totalmente ético e transparente.

Tendo a segurança de estar orientado por um excelente profissional, o próximo passo é com certeza ter a consciência, que, apesar do imóvel a ser comprado será usado para moradia, uma revenda pode acontecer num futuro próximo. Antes de ser moradia, o imóvel é muito mais que isso: É para muitos o melhor investimento, mas sólido e estável que existe.

Quem compra o primeiro imóvel normalmente, ainda não está com a família completa, ela geralmente crescerá e com ela as necessidades da família também crescem e se modificam. Neste ponto a revenda se torna inevitável.

Porque então não unir o útil ao agradável? Uma localização privilegiada, possibilidade de ampliar o imóvel e aceitação de mercado podem dinamizar uma revenda futura.

Contudo, antes de qualquer coisa, os compradores de primeira viagem devem descobrir seu potencial de compra. Pagará à vista ou financiado? Mediante um estudo de crédito é possível definir o valor total que o banco poderá disponibilizar, bem como as parcelas mensais a serem pagas.

O comprador se beneficiará muito da transparência com o profissional que o está atendendo, pois somente demonstrando claramente todas as informações sobre sua renda e crédito, terá na simulação do financiamento uma previsão mais próxima da resposta do banco e do pós-compra, momento em que as parcelas do financiamento terão que caber no orçamento.

Vencida esta fase, oriento meus clientes a fazer um “wish list”, ou seja, lista de desejos. Coloque no papel, tudo o que procura em seu primeiro imóvel. Muitas vezes, e, principalmente quando se trata do primeiro imóvel, não se consegue alcançar todos os itens da lista e é neste instante que o comprador deve se perguntar quais dos itens desejados são prioritários, mais importantes e se concentrar neles.

Posição do sol, metragem, lazer no condomínio, estado da construção entre outros aspectos deverão ser levados em consideração na hora de montar a lista.

Caso opte por adquirir um apartamento, os compradores iniciantes, devem também colocar a taxa condominial na ponta do lápis e verificar se cabe no orçamento, juntamente com o IPTU. Outra situação é a compra de casa ou sobrado. Claro que esses imóveis não terão gastos condominiais, no entanto, os gastos de manutenção devem ser considerados.

Vem de tudo isso a importância de uma orientação profissional e de qualidade, fazendo com que o sonho da conquista do primeiro imóvel se torne um objetivo concreto, um investimento seguro e rentável e MUITO, MUITO FELIZ!

RUBIA

Rubia Chammas Uzan
Gerente de Vendas Damasco Imobiliária – CRECI 96477
Corretor de Imóveis há 036anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.