Como determinar o preço de venda do seu Imóvel

Num momento onde o mercado se em constante mutação, muitas vezes os proprietários de imóveis tem certa dificuldade em determinar de imediato o valor que desejam receber pela venda.

É comum clientes chegarem ao nosso escritório já com um valor em mente, porém, quando indagados quais os parâmetros que usaram para chegar a tal valor, geralmente afirmam que tomaram como base o valor que precisariam para comprar um outro imóvel, ou então, que se basearam em anúncios de imóveis similares aos deles que foram publicados em jornais e revistas recentes.

De antemão, é muito importante pontuar que a participação do corretor de imóveis na avaliação do imóvel é essencial. Somente ele (a) está preparado para determinar com clareza e exatidão um valor de venda que a demanda de clientes-compradores irá absorver.

Pode parecer difícil, mas na verdade, o cliente bem assessorado pode encontrar nada mais que total comodidade e segurança para bater o martelo no preço de seu imóvel. Explico: Os parâmetros a serem adotados, além da opinião profissional de um corretor de imóveis é sem dúvida a localização do imóvel, metragem de terreno e de construção, idade da construção e estado de conservação e manutenção desta construção, móveis que ficarão no imóvel, tipo de acabamentos (pisos, pias, torneiras, portas e etc), e acessórios ao imóvel, tais como, aquecedores solares, portões automáticos, sistemas de câmeras e similares.

Além desses itens, um fato muito importante na hora de agregar o valor ao imóvel, é seu potencial de venda do cenário do mercado imobiliário daquele determinado momento. Isso porque, o proprietário de um sobrado antigo, por exemplo, pode ter certa dificuldade em encontrar compradores, caso na região haja muitas opções de sobrados recém-reconstruídos ou condomínios tipo “resort” como opção de compra.

Outro ponto focal para avaliação e apresentação do valor do imóvel é ressaltar o que aquela casa, sobrado, apartamento, terreno, tem de especial, diferencial. Não é raro alguns proprietários ressaltarem em demasia alguns pontos do imóvel onde foram investidos milhares de reais, mas que, nem sempre serão atrativos aos compradores, por serem de fato, muito personalizados.

Neste sentido, os pontos fortes a se ressaltar como argumentação para o valor pretendido são sempre investimentos na estrutura da construção, nas instalações elétricas e hidráulicas, bem como melhorias em acessórios funcionais, tais como, já citado, um bom sistema de segurança, caixa d´água ou novos gabinetes de banheiro por exemplo.

Quando se fala em apartamentos, algumas vezes, o próprio nome do Condomínio onde se encontra este apartamento, já soa bem aos ouvidos dos potenciais compradores, por se tratar de um condomínio bem cuidado e que oferece lazer e segurança aos condôminos. Neste caso, a posição do apartamento no prédio, a planta bem distribuída e original, bem como móveis planejados são sempre um plus.

Além disso, o acabamento, ou seja, pisos, gesso, iluminação e a condição, bem como modelo dos móveis planejados contam muito. Adiciona-se à isto, os parâmetros  que o vizinho-vendedor se baseou para determinar o valor da venda e as negociações que se seguiram após isto.

No topo de tudo, se levanta o fato de que, muitas vezes, o vizinho prefere se despedir de forma discreta e não dispensa informações sobre a negociação, gerando então especulações e “telefones sem fio”, ou o contrário: acaba dispensando informações “picadas”, desanexadas ao todo do processo de negociação, o que por vezes, dá uma impressão que nem sempre condiz com o que de fato ocorreu para gerar o resultado.

Dito isto, finalizo dando uma dica: Costumo sempre dizer aos nossos clientes que, mesmo após cuidadosa avaliação, a única forma de mensurar se o valor proposto é adequado é sempre  o imóvel no mercado, sempre anunciando e ofertando de forma clara e direita e aguardar a resposta dos potenciais compradores.

Está pensando em colocar seu imóvel à venda? Confie em quem tem experiência e conhecimento e vai trabalhar com muita dedicação, carinho e profissionalismo para proporcionar o melhor negócio para você e sua família. Ligue hoje mesmo e agende uma avaliação de seu imóvel.

Marcus Capecce
Gerente de Vendas Damasco Imóveis – CRECI 93439-F
Formação de campo na área da Construção Civil
Corretor de Imóveis há 06 anos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.